Leitura e desenvolvimento ao publico infantil

leitura e desenvolvimento infantil.png

“Quem lê, viaja”, dizia o interessante slogan de uma antiga campanha de incentivo à leitura. De fato, tal atividade é uma das mais poderosas ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e do intelecto humano.

Ler estimula a cognição (a função da inteligência ao adquirir um conhecimento), desperta a sensibilidade, favorece a construção do pensamento crítico e a visualização de situações e contextos de forma mais clara. Poderoso suporte para a vida escolar, também ajuda no aprimoramento do vocabulário, da comunicação, da escrita, do desenvolvimento social e emocional. São muitos os benefícios que vêm a partir do contato com os livros, e quanto mais tenra a idade, melhor!

Para despertar o prazer da leitura nos jovens leitores, pais e professores desempenham papel fundamental. Ela deve ser apresentada de forma divertida, lúdica e interessante. De olho em tal objetivo, é importante que tanto os pais quanto os docentes prestem atenção às diferentes fases de desenvolvimento da criança, a fim de proporcionar-lhes o tipo de literatura ideal para sua idade e repertório. Abaixo, listamos distintas fases da formação do leitor e indicações sobre o tipo de publicações adequadas para cada estágio*:

1ª Etapa – pré-leitor (entre 2 e 5 anos): A  criança nessa idade possui dificuldades para acompanhar grandes enredos e histórias complexas. Dar preferência para narrativas curtas e com poucos personagens. Já que criança ainda não lê, é importante que os pais e/ou professores leiam as histórias e explorem as cores, formas, ilustrações e personagens de forma agradável, curiosa e divertida.

2ª Etapa – leitor iniciante (a partir dos 6 anos): Fase em que a criança está aprendendo a ler e já reconhece as letras. O adulto deve motivá-la. Priorizar textos com frases curtas, personagens com características nítidas – bom x mau, por exemplo, e histórias bem-humoradas.

3ª etapa – leitor em processo (a partir dos 8 anos): A criança nessa fase já possui mais facilidade para a leitura e já expõe seu interesse por conhecimento. Livros em torno de uma situação central com início, meio e fim – problema e solução – e com frases simples são indicados.

4ª etapa – leitor fluente (a partir dos 10 anos): Facilidade de interpretação e capacidade para ler textos mais elaborados. Aventuras, contos, histórias de heróis, de personagens jovens e situações que identifiquem com seu cotidiano geram interesse e podem conquistar a atenção.

5ª etapa – leitor crítico (a partir dos 12 anos): Domínio da leitura e maior capacidade de reflexão. Livros diversos podem ser trabalhados.

Paulo Freire, um dos grandes nomes da educação no Brasil, disse: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. E isso é verdade! Antes de tudo, ler deve ser um exercício prazeroso, mas para isso a criança precisa de um “empurrãozinho” de um adulto. Por isso, seja um incentivador para o seu pequeno, leia para ele e junto com ele. Busque obras que lhe sejam agradáveis e instigantes e desperte nele esse hábito saudável que dará bons frutos para toda a vida.

¹ – Fontes pesquisadas:
Concepção de infância e literatura infantil. José Nicolau Gregorin Filho. Universidade de São Paulo/Revistas USP. (O autor faz referência à obra: A literatura infantil: história, teoria e análise. Nelly Novaes Coelho, Moderna Editora).
Literatura Infantil Universal. Relação da Literatura Infantil com a Ludicidade e a Interdisciplinaridade. Literatura Infantil e os estágios psicológicos da criança. Universidade Federal do Ceará.

Fonte: Mundo Cristão

A Manah Books é uma livraria cristã que defende os valores da família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s