A gente temos o hábito de ler?

porque-os-brasileiros-precisam-ler.jpg

Estranhou o titulo? Que bom, ele está com o português errado justamente para te provocar.
Pois, atualmente, com cada vez mais informações ao nosso alcance, seja por meio dos jornais, revistas, redes sociais, blogs etc. Garantir que estamos adquirindo conhecimento suficiente sobre diversos temas é essencial para nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, a leitura faz parte do nosso dia a dia e consiste em uma das mais importantes ferramentas para a construção do conhecimento.
Mas apesar de importante, grande parte da sociedade prefere
as redes sociais e outros meios de adquirir informações deixando, desta forma, de dedicar tempo à prática da leitura, mais especificamente a de livros.

Garantir que a leitura de livros de diversos temas faça parte da sua vida é essencial para a evolução intelectual que a sociedade brasileira necessita hoje! Para te incentivar separamos alguns pontos importantes sobre a necessidade da prática da leitura.

1 – Vocabulário
Pesquisas científicas provam que as pessoas que lêem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita.
Infelizmente, é comum nos depararmos com pessoas inteligentes e dedicadas em suas responsabilidades mas que quando abrem a boca para conversar demonstram uma lamentável limitação em seu vocabulário. E isso coloca essas pessoas em uma situação desfavorável, como em uma entrevista de emprego por exemplo, ante alguém com um bom vocabulário.

2 – Escrita
Você sabia que, para quase todas as palavras que escolhemos usar no idioma português há varias outras palavras que poderiam ser utilizadas pois possuem o mesmo significado?
O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário, como vimos anteriormente, e saiba como utilizar melhor as palavras. Ao se dedicar à prática da leitura, você saberá como organizar melhor as palavras contidas em seu vocabulário e, dessa forma, seu texto será mais fácil de ser lido e compreendido.
Além disso, uma pesquisa divulgada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostrou que em média 40% dos estudantes são reprovados nas seleções para estágio por apresentarem muitos erros nos testes de ortografia.
Por isso, quanto mais você lê mais fácil fica para escrever de maneira correta, porque as palavras vão se tornando cada vez mais familiares em sua mente.

3 – Aprimorar a memória e capacidade de aprendizado
Se você costuma ser desatento ao realizar suas tarefas, está aí mais um motivo pelo qual você deve se dedicar à prática da leitura. Seu interesse por assuntos variados vai aumentar com o tempo e você vai começar a se sentir cada vez mais focado e, consequentemente motivado ao procurar por novas informações, aprimorando seu aprendizado.
Quanto mais livros você ler, maior será sua compreensão. Ao entender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, você se lembrará dele com mais clareza, fazendo com que sua memória seja aprimorada.
Ler também estimula a criatividade e o raciocínio. Para isso, o recomendado é ler assuntos os quais você não está muito acostumado. Esta atividade é como se você estivesse fazendo uma musculação no cérebro e exige quatro processadores:

• Processador ortográfico: como as palavras são escritas;
• Processador de palavras: o significado das palavras;
• Processador fonológico: a menor unidade que forma sílaba ou palavra;
• Processador de contexto: o papel exercido por cada palavra na frase.

4 – Falar sobre diversos assuntos
Tendo o hábito de ler frequentemente, você amplia seu conhecimento sobre diversos tipos de assunto, desde fatos reais até histórias de ficção. Com isso, sua capacidade de compreensão aumenta te tornando capaz de trazer assuntos diferentes às conversas, permitindo a você ter diálogos mais interessantes e inteligentes. O que provavelmente fará com que você se sinta mais criativo também.

5 – Custo-benefício
Ler não é uma atividade engessada! Os livros são uma forma barata e proveitosa de entretenimento. Além do mais, livros demoram mais tempo para serem terminados e seu conteúdo fica guardado em sua mente por anos.

Para terminar, separamos duas técnicas de leitura rápida interessantes para que você possa absorver informação o tempo todo.

– Skimming: Leitura superficial, ou seja, uma rápida “passada de olho” por toda a página em busca dos principais tópicos logo no primeiro contato com o texto sem se apegar aos detalhes.

– Scanning: É mais detalhada, atenta e aprofundada do que a Skimming. Nela, por exemplo, pode-se buscar de forma rápida e objetiva as respostas para as clássicas perguntas:

• Quem?
• O quê?
• Quando?
• Onde?
• Por quê?

Essa técnica é bastante útil quando há pouco tempo para ler uma grande quantidade de páginas.

Com essas duas técnicas, independente do tempo que você dispõe, aproveite para absorver informações e aumentar o seu conhecimento onde você estiver.

Independentemente da quantidade de tempo que tenha, não deixe seus livros de lado. Talvez, aquela informação preciosa que fará toda a diferença está, justamente, em um “abrir e fechar de páginas”!

Comece a exercitar sua leitura hoje!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s